Olá pessoal!
Trouxemos para vocês uma reportagem interessante sobre o avanço da tecnologia aliada com recursos médicos da atualiadade, vale a pena conferir.
Um
pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (London School
of Hygiene and Tropical Medicine) está testando um novo aplicativo que
transforma celulares em uma espécie de consultório de oftalmologia de bolso. Andrew Bastawrous está testando o aplicativo Peek (Portable Eye Examination
Kit, ou kit portátil de exame de olhos, em tradução livre) em 5.000 pessoas no
Quênia.
O
aplicativo usa a câmera do celular para examinar os olhos e detectar a catarata.
Além disso, uma letra que aparece na tela e vai diminuindo de tamanho é usada
no exame básico de visão - que detecta, por exemplo, a necessidade de óculos.
E, com o aplicativo, a luz do flash da câmera do celular é usada para iluminar o fundo do olho, a retina, para tentar detectar mais doenças.
As informações do paciente ficam no celular, o lugar exato onde ele está é também gravado usando o GPS do aparelho e os resultados podem ser enviados por e-mail a médicos.
E, com o aplicativo, a luz do flash da câmera do celular é usada para iluminar o fundo do olho, a retina, para tentar detectar mais doenças.
As informações do paciente ficam no celular, o lugar exato onde ele está é também gravado usando o GPS do aparelho e os resultados podem ser enviados por e-mail a médicos.
A VOTAÇÃO DA ENQUETE ESTÁ DO LADO DIREITO.
Referências
Acho útil pois possibilita o acesso a um possivel diagnóstico de forma precoce. Mas, não podemos considerar que um aparelho substituirá a análise de um profissional. No máximo concordo que esse facilitará que as pessoas se preocupem com a visão e caso o 'exame' pelo app dê algum resultado diferente, essa procure o médico com mais brevidade.
ResponderExcluirMuito bom esse tipo de tecnologia.Desde de que seja utilizada por médicos para examinar pacientes que moram em lugares de dificil acesso.
ResponderExcluirmuito bom kamila. legal.
ResponderExcluirSergio.
Gostei desta matéria, pois é uma informação que não que a dupla não tinha conhecimento. Tecnologias como estas, tem a contribuição da ciência Química. É necessário cuidado quanto a utilização de diversos aplicativos, pois recursos como estes podem trazer benefícios e maléficios quanto a sua utilização. Química Sem Fronteiras - Mayara e Jesyca.
ResponderExcluirMuito importante, mas lembrando que para se ter um diagnostico correto, não é nescessário apenas um "Laboratorio de bolso" e sim de um operador quilificado sendo ele um oftalmologista.
ResponderExcluirCom o avanço da tecnologia, acho cada vez mais necessário que haja essa combinação para o avanço das ciências em geral, e melhor utilização dos recursos envolvidos, além de possibilitar um diagnóstico antecedente como explicitou Nathy Véras. Muito Interessante. ''ETanóois na Química''
ResponderExcluirMuito útil essa tecnologia, pois com certeza que a maioria das pessoas, principalmente aquelas que moram distantes de auxilio médico, ao ter esse diagnóstico, irá procurar um médico oftalmologista para as devidas providências.
ResponderExcluirpraticidade sempre hoje os smartfones nao deixam a desejar temos aplicativos até para aferir os batimentos cardiacos, medidor de calorias e de passos entre outros que uma vez utilizados por nos acabam sendo essencial ao nosso cotidiano.
ResponderExcluir