segunda-feira, 5 de agosto de 2013

 A Historia do Cimento

Pau a pique, é uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede.


  •   O homem primitivo, da idade da pedra, já conhecia uma forma de material com propriedades aglomerantes.
  •    As pedras próximas as fogueiras formavam um pó que, hidratado pelo sereno da noite, convertia-se novamente em pedra.

Hoje, o Brasil é um dos oito maiores produtores de Cimento Portland do mundo e, detém uma das mais avançadas tecnologias no fabrico desse insumo. Só no ano de 2000, o Brasil produziu cerca de 39,6 milhões de toneladas de Cimento Portland.

Curiosidades ......

Entrada de luz solar diminui consumo de energia elétrica nos edifícios sem prejudicar estrutura. Uma empresa de arquitetura da Itália desenvolveu um “cimento transparente” que permite que a luz solar penetre nos ambientes, transformando as paredes em janelas gigantes.




Cimento transparente permite que luz “atravesse” a parede. No pavilhão italiano da World Expo, 40% da parede de 18 metros de altura foi composta pelo “cimento transparente”. O produto já foi patenteado pela empresa italiana, que afirma não ter planos de exportar a inovação para outras partes do mundo a curto prazo. Resta saber se pelos micro furos não passa água também né? Mas a ideia é muito legal! 




CIMENTO: O MATERIAL BASE!

Olá pessoal,

Nós trouxemos para vocês a história de um material muito importante, usado em vários locais e de várias formas pelo homem ... é ooooo CIMENTO!!! Isso mesmo, material básico para construção de edifícios, casas, monumentos e etc. Nesse anexo consta a história de composto essencial nos dias de hoje, vale a pena dar uma OLHADA!!! ;)

https://www.4shared.com/file/Xy_Km5DA/cimento_apresentao8.html?
https://www.4shared.com/file/Xy_Km5DA/cimento_apresentao8.html?


Referências
www.ecivilnet.com/artigos/historia_do_cimento.htm‎
www.uff.br/matconst/historia_do_cimento1.htm‎













Nenhum comentário:

Postar um comentário