Estudo aponta
cinco características dos bons alunos
Eles driblam a bagunça dos colegas e 'aprendem a
aprender', mostra levantamento de pesquisador da Laspau, organização afiliada à
Universidade Harvard
Por que alunos que frequentam a mesma escola e
têm aulas com os mesmos professores obtêm desempenho escolar diferente?
Para tentar esclarecer essa questão, o antropólogo James Ito-Adler, presidente
do Instituto Cambridge para Estudos Brasileiros e pesquisador da Laspau,
organização afiliada à Universidade Harvard, nos Estados Unidos,
entrevistou 24 estudantes do 9º ano do ensino fundamental em três estados
brasileiros. Embora não tenha valor estatístico, a pesquisa, realizada
entre março e junho deste ano, foi a fundo na conversa com os estudantes,
em entrevistas que duraram horas. O produto do levantamento ajuda a
compreender a diferença de performance. Por exemplo: estudantes que possuem
boas notas, em geral, sabem lidar melhor com a bagunça dos colegas em sala
de aula, "aprenderam a aprender", dominam a internet, planejam o
futuro e recebem motivação dos pais.A pesquisa foi encomendada pelo Instituto
Positivo, organização sem fins lucrativos voltada à promoção da educação,
e teve caráter qualitativo. Isso significa que seu resultado não é válido para
toda a população brasileira. Mas suas observações trazem insights que
podem ajudar pais e educadores.
Cinco
características dos bons alunos
Todos
os alunos ouvidos na pesquisa, sem exceção, apontaram a bagunça em sala de aula
como um empecilho ao aprendizado. Se o problema atinge todos, por que alguns
apresentam bom rendimento e outros não? A resposta, segundo James Ito-Adler,
está na forma como os estudantes lidam com essa bagunça. Alguns criam
estratégias para driblá-la: esses obtêm bom desempenho.
"As meninas, principalmente, disseram que trocam de lugar e sentam na
frente quando o barulho do ‘fundão’ começa a incomodar. Outros alunos procuram
o professor após a aula para tirar dúvidas ou complementar a explicação que foi
prejudicada por conversas. Há ainda os que buscam auxílio dos colegas ou
pesquisam por conta própria para entender o conteúdo da aula. Isso não se
verifica entre os demais alunos. Ou eles se integram à bagunça ou ficam reféns
dela, não entendem o conteúdo e vão mal nas avaliações."
James Ito-Adler, pesquisador do Instituto Cambridge para Estudos Brasileiros e da Laspau, organização afiliada à Universidade Harvard
VOTEM NA NOSSA ENQUETE DO LADO DIREITO EM CIMA.
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